Organização diária e os impactos na saúde mental

Em tempos de exponencialidades, de toneladas de conteúdo, de reinvenções profissionais e de negócios, um dos maiores desafios para as pessoas é estarem conectadas com o presente.


O medo de não acompanhar a velocidade das coisas, de achar que está atrasado ou que tem muitas atividades por fazer e não saber como cumpri-las tem acometido muitos de nós nesta nova Era de novas experiências.


No entanto, existem algumas técnicas e hábitos que pode apoiar-nos a focar no presente, a trazer a nossa mente para o agora e obtermos mais qualidade de pensamentos e saúde mental. Quero dar-lhe algumas sugestões que acredito que possam apoiar nessa organização diária e ganhos para a saúde mental tão importante para a produtividade e qualidade de vida.


Dividirei abaixo as indicações por temas: saúde mental e produtividade.


Sugestões para a saúde mental


1.    Mindfullness – Centenas de estudos, como os da University of Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, já comprovaram os benefícios da técnica para a saúde mental. O mindfullness apoia não só a redução do stress, como colabora para a qualificação dos pensamentos, do equilíbrio e o conhecimento do nosso corpo, auxilia o exercício da escuta ativa, tão importante para os relacionamentos de modo geral, todas como características imprescindíveis para a felicidade e o bem estar físico e mental.


Para além disso, o mindfullness possui alguns princípios que impactam diretamente a ansiedade ou a pressa que sentimos ao nos depararmos com o meio a nossa volta, como a consciência de que não se pode fazer tudo simultaneamente, a máxima do querer abraçar o mundo. Ter a consciência de focar uma coisa de cada vez ajuda em estar no presente e a agradecer pelo que está a fazer neste momento.

Tudo é hábito. Comece a praticar, estude mais sobre a técnica e promova essa mudança tão benéfica para seu corpo e sua mente.


2.    Atividade Física – Para além dos benefícios físicos, como a perda de gordura, exercitar-se apoia na melhoria do bem estar e da auto estima, na diminuição do stress e no cansaço físico e mental, assim com no aumento da disposição e concentração. Fazer o exercício compatível com o seu gosto ainda trará motivação em fazê-lo. O importante é sempre buscar apoio profissional de forma a realizá-los corretamente. Nossa corpo e mente agradecerão.


Sugestões para a organização diária do trabalho




1.    Planeamento da agenda semanal - Adote um método de planeamento para a semana que vai iniciar para que possa organizar-se por dia e evitar a sensação de que tem muito por fazer ou mesmo nem saber por onde começar a semana. Exemplo: eu faço isso na sexta-feira anterior e já tenho uma formatação de agenda por dia (ex: segundas são para planeamento).


2.    Listagem dos To Do´s diários - Há ferramentas das mais diversas possíveis em apoio a organização de atividades ou projetos, como o Trello e o Evernote, por exemplo. Há quem ainda utilize as agendas físicas e não há nada de errado com isso. O importante é encontrar o formato que mais adapta-se à sua realidade e otimizará o acompanhamento dos To Do´s. Exemplo: eu utilizo o Microsoft To Do, intuitivo e está integrado em todos os meus dispositivos móveis. Facilita o meu acesso e follow up. Insiro as atividades do dia e sigo a ordem de prioridade. A cada conclusão, basta dar o check out e já está.


Atenção: não lote a sua agenda diária. A chance de não conseguir cumprir e a sensação de improdutividade é maior. Liste entre 4 a 5 To Do´s como média (Se você também tiver dia de planeamento, certamente será um dia mais concentrado em um projeto específico, por exemplo. Tudo depende da sua rotina de trabalho).


3.    Intervalos entre os To Do´s - já está mais do que comprovado que as pausas são importantes ao longo do dia. Técnicas como o Pomodoro indica as pausas de 5 minutos a cada 25 minutos. Exemplo: eu faço a cada 1 hora. Pausa para levantar, alongar, andar, responder uma mensagem. O cérebro agradece.


Estas são algumas indicações que, se criados os devidos hábitos, apoia-nos para dias mais organizados, com mais foco e saúde mental. Um tripé essencial para tempos de tanta velocidade e auto-cobrança.


Desfaça-se deste último indicador, já que pode ser controlado por si. Comemore mais as suas vitórias diárias e desconstrua a sensação de que a grama do vizinho está mais verde do que a sua. Adotar todas estas sugestões indicadas te levarão a mudar o chip mental para uma maior presença e foco na sua própria vida.


Fique sempre por dentro dos posts da Camila Leite Business & People!

Receba novos insights diretamente no seu email.

Inscreva-se logo abaixo (rodapé)


Conheça as mentorias da Camila Leite Business & People!

Clica aqui.

8 visualizações