Já pensou como desenhará as suas estratégias e definirá seus objetivos para 2021?

Atualizado: 16 de Dez de 2020



O ano está acabando e naturalmente nos colocamos a pensar sobre o que vivemos e realizamos nos quase 365 dias vividos e por isso, é um momento propício para reavaliações de passos e caminhos trilhados e de revisões do que conquistamos. Depois de um ano tão desafiador é bem saudável que estejamos já a pensar como se programar para o que vem por aí, num ambiente de tantas incertezas.

Os últimos anos vem nos ensinando muito sobre senso de urgência e em especial, 2020. Os planejamentos complexos e focados no longo prazo já não têm mais espaço no universo da gestão. Planejar e executar, em simultâneo, é compulsório para acompanhar o ritmo colocado pelo mercado.

Planejar é organizar todas as suas ideias para ter um rumo e conseguir acompanhar e mensurar os resultados. Estratégia é traçar o que quer alcançar num determinado espaço de tempo e, ainda assim, saber que muitas mudanças ocorrerão no meio do caminho. E mesmo num ambiente de tantas incertezas, vale mais ter um plano e construir diretrizes do que não saber por onde seguir.

Uma pessoa estrategista é aquela que consegue organizar o que tem para alcançar o que deseja com mais critério e baseia-se, em regra geral, em métodos. Ao invés de realizar tarefas sem critério, encontra as melhores formas para otimizar suas atividades, sempre com o foco nas metas traçadas ou revistas.

Aquela frase clichê que todo mundo conhece, "se não sabe para onde ir, qualquer caminho serve" é uma das maiores verdades que serve de reflexão estratégica. Minha orientação é: comece do começo. E é essencial seguir um passo a passo que te ajude a organizar as bases estratégicas que traçou, da forma mais prática possível.

Deixo aqui algumas indicações que podem te apoiar a traçar estas bases estratégicas que precisa para visualizar seus novos planos:

• Projete a imagem do seu futuro preferido e como ele é daqui a 5 anos (ou outro espaço de tempo que desejar). Depois, faça o mesmo exercício, visualizando até o final de 2022 como quer estar e o que precisará fazer antes para chegar lá. Conclua sua projeção visualizando o que precisará fazer até final de 2021, para construir esse futuro;

• Com esses pontos em mãos, desenhe seu Road Map: esse é um mapa simples, onde o grande objetivo é visualizar seus maiores sonhos e focar no que precisa fazer no curto prazo para realizar;

• Com o seu road map projetado, agora é o momento de traçar as suas estratégias e objetivos específicos para mensurar os avanços e pontos de melhoria ao longo do tempo. Pode organizar seus Objetivos Estratégicos por Eixos Estratégicos 2021, focando em quatro pilares: financeiro, mercado, processos e desenvolvimento do negócio. Em cada um deles, trace as metas que quer alcançar neste novo ano e sugiro não se colocar muitas metas, para além de torna-las tangíveis (evite frustrações e ansiedades).


Para otimizar seus planos é preciso, para além de saber o que quer, identificar o que tem já disponível, quais os seus recursos materiais e emocionais (suas competências atuais) para utilizá-las ao seu favor e diagnosticar o que precisará investir a partir de agora.

Quando você se imaginar chegando aonde deseja, lembre-se de que maior parte das realizações dependerá unicamente de você, por isso comece a construir uma mentalidade realizadora agora. São os hábitos que constroem a consistência e sim, é possível ser estrategista e tornar a sua gestão muito prática e executora.


Fique sempre por dentro dos posts da Camila Leite Business & People! Receba novos insights diretamente no seu email. Inscreva-se logo abaixo.


Conheça as mentorias da Camila Leite Business & People! Clica aqui.

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo