O que é uma aceleração de negócios e quais os seus benefícios.

Atualizado: Ago 11

Entenda como adaptei todo o conceito desse modelo de negócios ao universo do empreendedorismo feminino.


Diariamente, trabalhando diretamente com mulheres em transição de carreira ou que já são donas de um pequeno ou médio negócio, vejo a importância de desmistificar o universo da gestão, aparentemente complexo e direcionado para grandes empresas.

Preciso começar do começo para que entenda toda a origem do motivo que me trouxe a desenvolver métodos ágeis inspirado no universo das aceleradoras.


E o que seria uma Aceleradora?


Segundo pesquisas, esse termo surgiu por volta de 2015, nos EUA e, depois disso foi pulverizado pelo mundo.

A principal função destas empresas é dar suporte estratégico e de execução às StartUps até o momento em que escalam os seus negócios.

Dentro das aceleradoras, elas passam por 4 estágios que vai desde a ideação do negócio, a evolução, a maturação, até chegar no tão esperado scale-up ou auto-sustentação, aquele momento em que alcança a sua liberdade financeira e de gestão.


Entretanto, segundo pesquisas como do Sebrae, a fragilidade do conhecimento de gestão e do mercado ainda são indicadores de causa mortis de pequenos negócios, como por exemplo, a falta de planejamento, não conhecer o cliente e não ter um plano de negócios.

Há mais de 10 anos, tive 2 negócios que não vingaram por conta destas causas. Depois, vivi a experiência de ambientes corporativos, altamente complexos, que também me mostrou o que já não funcionava mais em tempos como os atuais.

Aqui é que começa a minha admiração pelo universo da gestão que as aceleradoras promovem junto às Startups e que nestes últimos 2 anos, tenho estudado e adaptado ao mundo do empreendedorismo feminino.

De cada 10 mulheres que atendo através das minhas mentorias, 9 se quer se sentiam empresárias, não possuíam um plano estratégico e as ações – quando realizadas – não condiziam com as diretrizes que acabávamos por descobrir ao longo das sessões.

Aplicar uma metodologia ágil, altamente focada em planejar e executar continuamente, levou-me a perceber a ressignificação comportamental destas mulheres que passavam a encarar os seus negócios com maior seriedade (visto que geriam empiricamente, o que ocultava dados importantes e que desconheciam).

Já não podemos mais planejar pensando em 5, 10 ou 20 anos, o que os modelos de gestão antigos promoviam. Felizmente, na última década, esse timing encurtou para 1 ano, 6 meses e planos mensais.

Entretanto, a Visão é o farol de qualquer negócio. E é aqui que validamos o que nós, mulheres empresárias e líderes, queremos lá na frente e o que temos que executar agora.

No método que desenhei, minhas mentoradas passam por 3 estágios:


· Autodesenvolvimento

Não consigo conceber outro ponto de partida. Toda mulher que quer ser uma empresária livre e líder do seu movimento precisa se conhecer e investir no seu autodesenvolvimento. É aqui que ela descobre suas habilidades, paixões, forças, fragilidades, sua missão e valida a ideia que deseja adotar como rumo para o seu próprio negócio (Como se fosse a fase de Ideação do modelo tradicional das aceleradoras);


· Estruturação do negócio

Hora de começar a desenhar as estratégias, o modelo do negócio a ser criado, analisar mercado, definir plano de investimento, traçar o road map a curto prazo e criar o hábito de empresária que lidera seu negócio. Como costumo falar: pés no chão e mente aos céus. Aproveito para citar também um dos grandes nomes da gestão, Peter Drucker: “O que não podemos medir, não podemos gerenciar”. Aqui, o compromisso é fazer com que estas mulheres se vejam como empresárias e donas do seu negócio. É com essa mentalidade que estará pronta para passar para o estágio final (Equivalente à fase de evolução e parte da maturação das aceleradoras tradicionais);


· Preparação para crescer

Momento de lançar seu negócio para o mundo, maturá-lo até chegar na sua tão desejada escalabilidade. Aqui, as empresárias começam a ver o marketing e as vendas para além de um perfil no Instagram. Ela entende que é a visão estratégica destes dois importantes pilares que a farão exponencializar seus negócios. É preciso ter números, mensurar resultados, tomar decisões para crescer continuamente. E tudo começa no clássico MVP (Mínimo Produto Viável), como as Startups. O lema é: Comece do começo e, a cada dia, a sua vitória. (Fase 2 da maturação e autosustentação das aceleradoras).



Só de escrever este artigo, já fico com vontade de fazer mesmo uma mega aula! O assunto me deixa empolgada demais! Sou mesmo uma apaixonada pelo mundo da gestão estratégica de negócios e mais do que isso: por essa possibilidade de sermos prósperas e livres, liderando o nosso próprio movimento!


Depois que alcancei este patamar, que experienciei o que é fracassar, ficar no negativo (negativo mesmo!) e depois ter alcançado essa liberdade, não podia guardar isso apenas para mim, não é verdade? Até porque não quero que minhas clientes levem os 15 anos que levei para chegar até aqui!


Agitadas não, aceleradas sim!




E algumas pessoas me perguntam: “Camila, não quero ficar acelerada, já basta essa ansiedade toda em que vivemos”. Acho que agora você também já entender que aceleração nada tem a ver com agitação, certo? 😊

Vou te falar o que falei às mais de 240 pessoas que já estiveram nas minhas mentorias e aulas e repito diariamente: vá no seu tempo. Só permita que as suas antenas estejam sempre ativadas para entender o que é procrastinar e o que é frear no meio do caminho para realinhar a rota. São coisas totalmente diferentes.

No final, eu entrego todos os ingredientes, digo como funcionou para mim e para outras centenas de pessoas, te mostro cases de grandes empresas e como elas chegaram onde estão, só que a receita final é sua. Você é a líder do seu negócio e é quem dita o seu movimento.

Defina a rota inicial, construa-a todos os dias até alcançar a sua tão sonhada Visão que traçou lá no início.


Se chegou até o final desse artigo, espero que tenha ativado todos os insights que te levem rumo aos seus planos hoje.


E antes de ir embora... estamos preparando algumas mudanças muito interessantes e importantes aqui para poder ajudar mais mulheres a serem líderes como você.

Em breve vou compartilhar os detalhes e caso queira saber antes de todo mundo inscreva-se no link abaixo.




Vamo que vamo!


Camila