O futuro pede novos modelos de gestão

Construa o futuro do seu negócio hoje. Essa é uma das frases que mais tenho falado nos últimos tempos (mesmo antes da pandemia).




Diante dos atuais desafios dos negócios, há três pilares considerados como pontos de inflexão e que demandam novas análises:


- Estratégia

- Liderança

- Cultura


Como adaptar a gestão frente a este novo mundo de experiências e novos paradigmas?


Estratégia adaptativa é o que todo e qualquer negócio necessita. O mundo corporativo pede novos olhares para manter-se sustentável num mercado em veloz transformação.


E aqui é preciso sinalizar um ponto importante: As pessoas, em regra geral, preparam-se sempre para o melhor. O conhecido positivismo empírico do “Vai dar certo!”. Entretanto, o ecossistema corporativo anuncia constantemente a necessidade da preparação para cenários diversos, dos pessimistas aos mais otimistas. Para além disso, visualizar cenários apoia a evitar frustrações que ocorrem quando só planeamos cenários otimistas.


E como adaptar o negócio aos novos tempos? No livro Gestão do Amanhã, do José Salibi Neto e do Sandro Magaldi, apresenta um conceito que tenho trazido para minhas mentorias e treinamentos:


- Motor 1: Foco no curto prazo. O negócio atual.

- Motor 2: Foco no futuro, o poder criativo. O novo negócio.


O grande impasse das empresas é estarem muito presas ao motor 1, à rotina operacional, o que negligencia o motor 2, o estar aberto aos novos negócios. Dar início ao arranque do motor 2 exige desprender-se do passado para focar no presente e mirar no futuro. Algumas empresas optam em criar negócios outside - com a criação de labs - quando a estrutura antiga não suporta a implementação focada na inovação. Assim ocorreu com grandes marcas ao redor do mundo - como a grande varejista brasileira Magazine Luiza - e noto já alguns movimentos de pequenos e médios empresários angolanos, a investirem nesta diversificação.


E o que as empresas precisam considerar frente a esta estratégia adaptativa:


- Competência analítica – Saber analisar dados, fatos que apoiarão na tomada de decisões ágeis. O que não é medido não pode ser gerenciado, capacidade estratégica.⠀⠀


- Entendimento sobre algoritmos – Como estas regras de cálculo numérico podem impactar no seu negócio em termos de dados que te permitam a entender, por exemplo, o comportamento do seu cliente e estreitar a relação com ele.⠀


-Entendimento sobre Inteligência Artificial - Como a tecnologia pode trabalhar a favor do seu negócio (e não contrário!), considerando que estamos cada vez mais num mundo digital.⠀


Rever os modelos de negócio requer Agilidade, um atributo fundamental atualmente. A pergunta é: O que o meu cliente deseja realizar? Se no passado o foco era no cliente, agora é o foco do cliente, olhar com os olhos do consumidor.


Segundo Jom Schepers: “As empresas não estão quebrando por fazer coisas novas. Estão quebrando porque estão fazendo muito bem feito o que sempre fizeram.”


São tempos de pensamentos arrojados, de ideias inovadoras. Mentalidade tradicional já não acompanha o fluxo comportamental das pessoas e dos negócios. É preciso reaprender, aprender coisas novas. Já dizia o célebre Alvin Toffler: “Os analfabetos do século XXI não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.”


Meu convite é que analise o seu modelo de gestão atual para que possa tomar decisões diferentes, ágeis e que sustente o seu negócio nestes cenários tão imprevisíveis.


Cuidado ainda para não ficar preso a métodos antigos e perder a oportunidade de diversificar o seu negócio, deixando de resolver outros problemas (dores) do seu cliente.


Considere como importante aprofundar o relacionamento com cada um deles, criar experiências extraordinárias, fazer com que ele se conecte com o seu propósito. Por fim, seja o protagonista do seu negócio.


A liderança aqui é crucial para a transformação organizacional. Faça-o acontecer de forma transformadora, ágil e qualificada.


Fique sempre por dentro dos posts da Camila Leite Business & People!

Receba novos insights diretamente no seu email.

Inscreva-se logo abaixo (rodapé)


Conheça as mentorias da Camila Leite Business & People!

Clica aqui.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo