Lições Estratégicas do Carnaval 2021 para Empreendedoras

O que o carnaval virtual 2021 trouxe de experiências e o que podemos adaptar à realidade estratégica dos micro e pequenos negócios.


Quarta-feira pós carnaval e o que fica de aprendizado? Assim como muitos, passei o carnaval em casa, o que não me impediu de acompanhar o carnaval virtual baiano. E foi incrível perceber como a gestão estratégica, as ações de marketing e vendas têm se adaptado e analisei como aquelas grandes marcas conseguiram adaptar os seus modelos de negócio e se fazerem presentes mesmo neste momento pandêmico.


“Ou você chora ou vende lenço”. Certamente já ouviu esta expressão. E ver o carnaval virtual da Bahia foi uma demonstração de verdadeiros vendedores de lenço.

A hipótese de ter o carnaval presencial foi afastada por motivos óbvios. Para além das normais lives, os palcos foram transformados em trios elétricos, as promoções das próprias marcas a utilizar estratégias multicanais – lives no youtube, cupons de desconto nas stories de grandes marcas, QR Codes para comprar o abadá do carnaval 2022 (e que foi esgotando ao longo da própria live), entre outras ações de merchandising adaptadas ao digital.


Trazendo toda esta experiência que tive ao assistir o carnaval para o ambiente estratégico das micro e pequenas empreendedoras, o que podemos aprender com isso e trazer para os nossos negócios?


  • Adaptação digital: Foi isso o que aconteceu com este carnaval. As marcas adaptaram seus negócios de forma a estarem presentes nas nossas casas e não passar um ano em branco. Muitas empreendedoras estão já a iniciar seus negócios pelos produtos digitais que, inclusive, é um mercado em veloz crescimento principalmente de 2020 para cá, com grande presença feminina. Outras, já possuem seus negócios offline e estão a adaptá-los para o online ou mesmo criando novos negócios. É importante que defina qual o produto ou serviço quer entregar ao seu cliente e aqui falamos no ponto a seguir.


  • Canais: Como citei no início do texto, as marcas utilizaram com força as estratégias multicanais. Definir os pontos de comunicação em que falará com o seu cliente é um diferencial nas suas vendas. Estratégias multicanais ou omnichannel aumentam a percepção do valor da sua marca perante o cliente. Entretanto, atenção: cuidado com o efeito manada em querer estar em todas as redes sociais, se ela não é compatível com o seu negócio e se quer a sua persona está por lá. Analise os dados digitais da tal rede social e como é o seu comportamento no seu país. (Indico a leitura do relatório We Are Social 2021, dados anualmente apresentados pela HootSuite). Outro ponto que chamo a atenção é para as decisões de ter ou não um e-commerce. Já vi empreendedoras apenas criarem os seus e não terem resultados. Sabe porquê? Porque apenas ouviram que ter um e-commerce era interessante, que tinham que digitalizar seus negócios e não analisaram e nem se organizaram estrategicamente para assumirem este novo canal de vendas cheio de processos por trás da tela.


  • Bônus ou promoções: O carnaval foi recheado de descontos em produtos que patrocinaram a ação carnavalesca baiana. Ainda a citar a estratégia de multicanais, o que pode oferecer ao seu cliente para que ele conheça o seu produto ou serviço? Ou mesmo que ele adira a uma compra complementar? Ou a um lançamento? Encontrar formas de “presentear” o cliente, dando-lhes vantagens numa compra, pode também te garantir uma imagem de marca com alto valor agregado.


  • Novos modelos de negócio: Esta adaptação do formato do carnaval nada mais foi do que a adoção das marcas por um novo modelo de negócio, digitalizado e centralizado no cliente. A ideia de marcas que levaram para a varanda da casa das pessoas a felicidade, para que curtissem a festa dentro das suas casas. Por vezes, a sua ideia pode ter que mudar por alguma implicação externa e que altera o rumo do seu negócio, como é o caso da pandemia que mudou totalmente o trajeto de muitas empresas, de todos os tamanhos. E aqui você tem duas opções: ou chora porque seu negócio não está mais a dar resultados ou vende lenços pensando em novas estratégias para estar presente no mercado e, quiçá, alcançar resultados maiores do que anteriormente.


  • Parcerias estratégicas: Uma estratégia muito fortalecida nestes últimos tempos, como por exemplo marcas concorrentes unindo-se para estar em nova posição no mercado e fortalecerem sua presença junto aos consumidores. E foi assim neste carnaval, uma marca de cerveja promoveu – através de cantores famosos baianos – levar a música e felicidade do carnaval para as varandas (esplanadas) das casas das pessoas. E a ação ocorreu em diversos pontos da cidade, foi lindo de se ver! O que acha que esta marca deve ter agregado de valor para as pessoas e ao seu negócio? Qual terá sido o impacto deste investimento em marketing? Pensar em qual ou quais as parcerias que podem fazer a diferença para o seu negócio pode ser um fator de agregação de valor e maior alcance de mercado. Só tenha atenção com os impulsos de parcerias que não fazem sentido para a sua marca. Analise as propostas, construam benefícios para ambos. Parceria benéfica é quando todo mundo olha na mesma direção.

Em quatro palavras, esse carnaval demonstrou o que não podemos mais ignorar nos nossos negócios, independente do tamanho: Estratégias, Canais, Metodologia e Tecnologia. Relacione o que cada um dos pontos acima te trouxe de reflexão, separando por cada um destes pilares e começa agora a construir um negócio preparado para esta Era de vendedores inovadores de lenços.


Fique sempre por dentro dos posts da Camila Leite Business & People!

Receba novos insights diretamente no seu email.

Inscreva-se logo abaixo.


Conheça as mentorias da Camila Leite Business & People!

Clica aqui.

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo