O Conhecimento como fator preponderante para uma Carreira promissora

Atualizado: 18 de Nov de 2020

Mesmo antes do Coronavírus e toda esta transformação que atravessamos, o mundo encontrava-se numa veloz mudança já há uns 10 anos.


Novas exigências do mercado profissional e dos negócios, um novo comportamento do consumidor, novos hábitos e a tecnologia impactaram fortemente as realidades profissionais, seja para empreendedores ou profissionais.


Por conta disto, novas soft e hard skills surgem instantaneamente e somos forçados a (re)analisar as nossas competências. O conhecimento adquirido há 2 ou mais anos – se calhar – já não atendem mais as demandas do mercado atual. A aprendizagem contínua é fator compulsório para pessoas que querem ter uma carreira promissora e buscar conhecimento é o que trará as competências necessárias.


Para além disso, muitas empresas ainda possuem estruturas antigas e com métodos tradicionais e, pelos mesmos motivos, também precisam reinventar seus modelos de gestão.


Sem contar com a geração dos Millenials, disruptivos, com forte vivência digital, questionadores, possuem liberdade criativa e conhecimento incessantes, ditam os novos caminhos da indústria de consumo.


três pontos centrais do conhecimento que são imprescindíveis para uma carreira promissora:


- Conhecer as competências pessoais: Auto-conhecimento para a percepção e aperfeiçoamento das soft e hard skills.


- Investir no auto-desenvolvimento: Continuamente investir em novos conhecimentos para a qualificação profissional.


- Ter um plano de carreira: Conhecimento sobre o que quer e onde pretende chegar. Traçar rotas, objetivos, ações.


Há ainda conhecimentos que são preponderantes para todo e qualquer profissional. Ter conhecimento sobre Inteligência Artificial, Big Data (não precisa ter o conhecimento técnico, entretanto, saber os benefícios que podem ser extraídos como métricas para negócios é essencial), visão analítica das redes sociais e conhecer sobre o comportamento do consumidor e, na minha opinião, o principal: assumir definitivamente um perfil de liderança inclusiva, liderar com pessoas e não as pessoas, entender a importância de uma gestão servidora e que entenda sobre o propósito de cada um dos seus colaboradores. Só assim, conseguirá engajá-los a sonhar os seus sonhos e os sonhos do seu negócio.


Diante de todo este cenário, indico ações que vão apoiar no ganho de conhecimento para que possa (re)construir a sua carreira e levá-la ao patamar pretendido:


- Tenha um programa de aprendizagem: Disciplina + Hábito = Conhecimento e Competência.


- Selecione fontes de conhecimento diário: Aquelas que fazem sentido e sejam pertinentes ao seu programa de aprendizagem.


- Crie uma agenda semanal de estudo: Isto ajudará a organizar e amenizar a sensação de que precisa estudar tudo e sobre muitos temas ao mesmo tempo.


- Construa um plano de carreira a longo prazo e foque no passo a passo para chegar onde almeja.


- Conheça a sua própria marca pessoal: Sem isto, o risco de cair naquela máxima de quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve é grande.


Finalizo com a visão excepcional do Regis Mckenna – um dos fundadores do Vale do Silício e mentor do Steve Jobs por mais de 25 anos – para ter boas decisões, é preciso experiência e esta chega através do conhecimento.


Invista no seu conhecimento para que possa progredir na sua carreira continuamente e construir o diferencial na sua atuação profissional.


Fique sempre por dentro dos posts da Camila Leite Business & People!

Receba novos insights diretamente no seu email.

Inscreva-se logo abaixo (rodapé)


Conheça as mentorias da Camila Leite Business & People!

Clica aqui.

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo